Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental

jan 25, 2012    2 Comments

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Disciplina: Política e Legislação da Educação Básica

Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

2. Disciplina: Tecnologia Educativa

Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. Disciplina: Metodologia Científica

Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. Disciplina: Projeto Político-Pedagógico: Aspecto Político Organizacional

Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. Disciplina: Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas

Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. Disciplina: Teorias do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem

Ementa: Estudo do desenvolvimento infantil, considerando a dinâmica deste processo, focalizando o brincar, a afetividade e a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky.

7. Disciplina: Alfabetização, Letramento e Múltiplas Linguagens

Ementa: Concepção de linguagem oral e de seu aprendizado e desenvolvimento na criança; concepções de língua escrita e de sua aprendizagem – concepções atuais de alfabetização letramento, especificidades dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estudo e vivências das linguagens: Corporal, Plástica e Musical.

8. Disciplina: Processos Avaliativos

Ementa: Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinaraprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos da avaliação escolar relações conceituais entre medida e avaliação.

9. Disciplina: Organização dos Ambientes e do Trabalho Pedagógico

Ementa: Organização do espaço, adequação dos espaços internos, os espaços externos, planejamento de espaços. O planejamento como conjunto de objetivos que organiza e orienta a ação educativa e a intervenção pedagógica, modalidades organizativas, elaboração da rotina pedagógica, registro do trabalho pedagógico.

10. Disciplina: A Aprendizagem Matemática Presente no Cotidiano e seus Desdobramentos em Sala de Aula

Ementa: A presença da linguagem matemática na vida vivida e o uso diário desses conhecimentos. A importância da experiência infantil para compreensão dos conteúdos. Valorização das múltiplas formas de expressão para aprendizagem matemática – música, jogos, contos, brincadeiras, histórias, etc.

11. Disciplina: Língua Portuguesa: o Trabalho com Textos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ementa: Objetivos do ensino, concepções de linguagem, texto, discurso, enunciado, enunciação, gênero textual, produção de texto, propostas para o ensino. Desenvolvimento e ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização. Produção oral e textual como prática social. Formação do leitor/ escritor nas perspectivas do multiletramento. Concepções de linguagem e de aquisição de língua recorrentes nas práticas de educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Curso Carga horária
Política e Legislação da Educação Básica  30 h/a
Tecnologia Educativa  30 h/a
Metodologia Científica  30 h/a
Projeto Político Pedagógico da Escola: Aspecto Político Organizacional  30 h/a
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas  30 h/a
Teoria do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem  35 h/a
Alfabetização, Letramento e Múltiplas Linguagens  35 h/a
Processos Avaliativos  35 h/a
Organização dos Ambientes e do Trabalho Pedagógico  35 h/a
A Aprendizagem Matemática Presente nos Cotidianos e seus Desdobramentos em Sala de Aula  35 h/a
Língua Portuguesa, o Trabalho com Textos na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental  35 h/a


Carga-Horária:

360 horas.

Coordenação:

Giovana Reali